quarta-feira, 30 de setembro de 2015

CORRIDA NO MONTIJO

CORRIDA NO MONTIJO
   A Praça de Toiros “Amadeu Augusto dos Santos” no Montijo, será palco de uma corrida de toiros no próximo dia 3 de Outubro, com início ás 16 horas. Actuarão os cavaleiros locais Vitor Gonçalves e Alvarito Bronze, bem como Gilberto Filipe, Tiago Carreiras, António de Almeida e a praticante Mara Pimenta. Será lidado um curro de toiros de Ascenção Vaz, estando as pegas a cargo dos Grupos de Forcados Amadores do Aposento do Barrete Verde de Alcochete, do Montijo e de Beja.
VITOR GONÇALVES

ALVARITO BRONZE
FORCADOS ACADÉMICOS DE ELVAS
COMEMORAM 15 ANOS
JOÃO MOURA CAETANO
   Para comemorar 15 anos de existência do Grupo de Forcados Amadores de Elvas, encerrar-se-ão a solo com seis toiros, numa corrida que terá lugar na Praça de Toiros de Elvas, pelas 22 horas do próximo dia 2 de Outubro. Serão lidados seis toiros de Pontes Dias, pelos cavaleiros João Moura filho, João Moura Caetano e o praticante João Salgueiro da Costa.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

CORRIDA DE ENCERRAMENTO DO ABONO 2015

CORRIDA DE ENCERRAMENTO
DO ABONO 2015

   A Praça de Toiros do Campo Pequeno encerrará o Abono 2015, pelas 22 horas da noite da próxima Quinta-Feira dia 1, com a Tradicional Corrida de Gala À Antiga Portuguesa, e na qual receberá o Galardão Prestígio 2015, o antigo cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas. Nessa noite despedir-se-á da aficion Lusa o rejoneador jerezano Fermin Bohorquez Domecq, que alternará com os cavaleiros António Ribeiro Telles, Rui Salvador, Ana Batista, Marcos Bastinhas e o praticante Luis Rouxinol filho, que enfrentarão um curro de toiros da ganaderia Passanha, e que serão pegados pelos Grupos de Forcados Amadores de Lisboa e de Alcochete, capitaneados respectivamente, por Pedro Gomes e Vasco Pinto.

FERMIN BOHORQUEZ

QUATRO PERAS AGRI-DOCES E DUAS AMARGAS

QUATRO PERAS AGRI-DOCES
E DUAS AMARGAS
   A corrida realizada no passado dia 27, na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, poria terminus à época 2015 naquele tauródromo. Organizada pelo empresário Jorge Vicente para promover a tão apreciada Pêra Rocha do Oeste,  esta corrida foi um mano-a-mano entre o cavaleiro João Ribeiro Telles filho e o matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, completando o cartaz o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer. Inicialmente previsto um mano-a-mano ganadero, entre as alentejanas ganaderias de Charrua e de Benjumea (esta espanhola, mas que pasta em Portugal), permaneceram os Charruas para a lide equestre, e  para a lide apeada, entraram dois exemplares de Torre d´Onofre, propriedade de João Augusto Moura. Numa tarde em que o sol, não fez a sua aparição, o público compareceu, preenchendo cerca de três quartos da lotação do castiço tauródromo, numa tarde em que toureiros e forcados, estiveram francamente acima dos toiros  oponentes.
   João Ribeiro Telles esteve brioso frente ao seu lote, num toureio diversificado e alegre, e encastado após a aparatosa colhida sofrida no 5º. Com estoicismo, estiveram os forcados Jaime Mendes, Diogo Trindade e André Laranjinha, em três emocionantes pegas de caras todas ao primeiro intento.
   Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” rubricou duas lides plenas de arte, sentimento e beleza estética. No que fechou a corrida, esteve solvente, pundonoroso e valente q.b.
   O tércio de bandarilhas foi executado primorosamente por Joaquim Filipe Oliveira, João Ferreira, Pedro Gonçalves, Cláudio Miguel e Pedro Vicente (ambos volteados e combalidos), tendo este recebido a alternativa.
   Os toiros: Os de Charrua, o 1º  andarilho e sem fixidez, o 2º cantou e berrou de princípio ao fim, com o ganadero chamado à arena, e o 3ª uma alta locomotiva, um “boi” morfologicamente designando e de volumosa barbela.
    Os de Torre O´ Onofre, o 2º serviu perfeitamente, o 6º, bem apresentado dificultou o labor do toureiro. Quanto ao “Burraco” de Benjumea investiu com nobreza, mas …
   Apresentaram-se de sobressalientes, o cavaleiro Francisco Parreira e o aspirante a novilheiro Sérgio Nunes. A corrida foi dirigida por Francisco Calado (incompreensivel a mostra do lenço, para o ganadero ir à arena), assessorado pelo Médico—Veterinário Dr. João Nobre.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
JOÃO RIBEIRO TELLES filho

 JAIME MENDES
 ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

DIOGO TRINDADE
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

ANDRÉ LARANJINHA
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

PEDRO VICENTE
 JOAQUIM FILIPE OLIVEIRA
 PEDRO GONÇALVES
 CLAUDIO MIGUEL

sábado, 26 de setembro de 2015

AMANHÃ
SENSACIONAL MANO -A -MANO
NAS CALDAS DA RAINHA
   Um interessante cartaz confeccionado para amanhã dia 27, (às 17 horas) na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, que porá frente a frente o cavaleiro João Ribairo Telles filho e o matador  de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, naquela que será a 5ª Corrida da Pêra Rocha do Oeste. Completarão o cartaz os Forcados Amadores de Alenquer capitaneados por David Vicente. Lidar-se-ão seis toiros das ganaderias Charrua (3) e Torre de Onofre (3).

APRESENTADOS CARTÉIS DA FEIRA DE OUTUBRO EM VILA FRANCA DE XIRA

APRESENTADOS CARTÉIS
DA FEIRA DE OUTUBRO
EM VILA FRANCA DE XIRA
  
   O empresário Paulo Pessoa de Carvalho veio ao Celeiro da Patriarcal, em Vila Franca de Xira, apresentar ao final da tarde de ontem dia 25, os cartéis que compõem a Feira de Outubro 2015. Duas imponentes corridas de toiros a ter lugar na Praça de Toiros “Palha Blanco”, no próximo dia 4 de Outubro pelas 17 horas, serão lidados seis toiros de Murteira Grave pelos cavaleiros António Ribeiro Telles e Manuel Ribeiro Telles Bastos, o matador de toiros António João Ferreira e os Grupos de Forcados Amadores de Santarém e de Vila Franca. Na noite de 6, pelas 22 horas, será a corrida de exaltação ao forcado, e em que participará a solo o Grupo de Vila Franca, que pegará os seis toiros das divisas de Miura ( 3) e Palha (3) e que serão toureados a cavalo por Luis Rouxinol, Vitor Ribeiro e o praticante João Salgueiro da Costa.
  
   Patrocinada pela Edilidade Vilafranquense, encontra - se patente no Celeiro da Patriarcal, até 24 de Outubro, uma excelente e bela exposição, que retrata a gloriosa carreira de toureio, do matador Mário Coelho.
A não perder.

FUTURO DA FESTA PASSOU PELO CAMPO PEQUENO

FUTURO DA FESTA
PASSOU PELO CAMPO PEQUENO
   Realizou-se no passado dia 24, na arena capitalina a já tradicional novilhada que anualmente se realiza para apresentação de novos valores, e que darão continuidade à tauromaquia lusa. Saíram à liça seis novilhos oferecidos pelos criadores Varela Crujo, Quinta do Mata - o -  Demo, David Ribeiro Telles, Passanha, Canas Vigouroux e Murteira Grave. A função teve início com o mano-a-mano apeado, entre o valoroso Diogo Peseiro, esforçado nos três tércios, medindo-se  com três novilhos, além dos dois do seu lote, teve que tourear um do seu alternante, por lesão deste. João Silva “El Juanito” que se apresentava na primeira praça do país, teve a má fortuna de se lesionar numa mão no final da lide, deixou contudo patente, o seu toureio Arte, e a vontade de ser revisto. A parte equestre esteve a cargo de Carlos Miguel “Parreirita Cigano”, que protagonizou emocionante ferragem, em sortes ao piton contrário, e Francisco Parreira que levou a cabo uma lide em crescendo, muito ovacionada. Boa prestação tiveram os Forcados Amadores do Redondo nesta sua passagem pelo Campo Pequeno, com pegas de caras concretizadas por Rui Grilo e Hugo Figueira. O Sr. João Cantinho dirigiu correctamente o espectáculo.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
DIOGO PESEIRO

 JOÃO SILVA "EL JUANITO"

 DIOGO PESEIRO

 CARLOS ALBERTO "PARREIRITA CIGANO"

 RUI GRILO
 FRANCISCO PARREIRA

 HUGO FIGUEIRA
 DIOGO PESEIRO

terça-feira, 22 de setembro de 2015

5ª CORRIDA DA PERA ROCHA DO OESTE NAS CALDAS DA RAINHA

MANO -A -MANO
NAS CALDAS DA RAINHA
   

   Um interessante cartaz confeccionado para o próximo dia 27, (às 17 horas) na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, que porá frente a frente o cavaleiro João Ribairo Telles filho e o matador  de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, naquela que será a 5ª Corrida da Pêra Rocha do Oeste. Completarão o cartaz os Forcados Amadores de Alenquer capitaneados por David Vicente. Lidar-se-ão seis toiros das ganaderias Charrua (3) e Nuñez Serrano—Sueñer (3).

DIA 24 NOVILHADA NO CAMPO PEQUENO

NOVILHADA NO CAMPO PEQUENO
CARLOS MIGUEL "PARREIRITA CIGANO"

   A Praça de Toiros do Campo Pequeno apresentará na próxima Quinta-Feira dia 24, pelas 22 horas, uma novilhada de oportunidade aos jovens toureiros. Lidar-se-ão novilhos da ganaderias Passanha, David Ribeiro Telles, Murteira Grave, Dª Maria Guiomar Moura, Varela Crujo e Canas Vigouroux, que serão toureado pelos cavaleiros praticantes Carlos Miguel “Parreirita Cigano” e Francisco Parreira, com os Forcados Amadores do Redondo compõem a lide à Portuguesa. A lide apeada estará a cargo dos jovens aspirantes a novilheiros Diogo Peseiro (Aluno da Academia de Toureio do Campo Pequeno) e João Silva “El Juanito” (Português,  aluno da Escola de Tauromaquia de Badajoz, e que tem feito uma excelente campanha por arenas do país vizinho). Lamentamos não apresentar qualquer foto deste jovem toureiro, mas temos por princípio,  publicar unicamente fotos de nossa autoria.

DIOGO PESEIRO

FRANCISCO PARREIRA