terça-feira, 29 de setembro de 2015

QUATRO PERAS AGRI-DOCES E DUAS AMARGAS

QUATRO PERAS AGRI-DOCES
E DUAS AMARGAS
   A corrida realizada no passado dia 27, na Praça de Toiros das Caldas da Rainha, poria terminus à época 2015 naquele tauródromo. Organizada pelo empresário Jorge Vicente para promover a tão apreciada Pêra Rocha do Oeste,  esta corrida foi um mano-a-mano entre o cavaleiro João Ribeiro Telles filho e o matador de toiros Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal”, completando o cartaz o Grupo de Forcados Amadores de Alenquer. Inicialmente previsto um mano-a-mano ganadero, entre as alentejanas ganaderias de Charrua e de Benjumea (esta espanhola, mas que pasta em Portugal), permaneceram os Charruas para a lide equestre, e  para a lide apeada, entraram dois exemplares de Torre d´Onofre, propriedade de João Augusto Moura. Numa tarde em que o sol, não fez a sua aparição, o público compareceu, preenchendo cerca de três quartos da lotação do castiço tauródromo, numa tarde em que toureiros e forcados, estiveram francamente acima dos toiros  oponentes.
   João Ribeiro Telles esteve brioso frente ao seu lote, num toureio diversificado e alegre, e encastado após a aparatosa colhida sofrida no 5º. Com estoicismo, estiveram os forcados Jaime Mendes, Diogo Trindade e André Laranjinha, em três emocionantes pegas de caras todas ao primeiro intento.
   Alexandre Pedro “Pedrito de Portugal” rubricou duas lides plenas de arte, sentimento e beleza estética. No que fechou a corrida, esteve solvente, pundonoroso e valente q.b.
   O tércio de bandarilhas foi executado primorosamente por Joaquim Filipe Oliveira, João Ferreira, Pedro Gonçalves, Cláudio Miguel e Pedro Vicente (ambos volteados e combalidos), tendo este recebido a alternativa.
   Os toiros: Os de Charrua, o 1º  andarilho e sem fixidez, o 2º cantou e berrou de princípio ao fim, com o ganadero chamado à arena, e o 3ª uma alta locomotiva, um “boi” morfologicamente designando e de volumosa barbela.
    Os de Torre O´ Onofre, o 2º serviu perfeitamente, o 6º, bem apresentado dificultou o labor do toureiro. Quanto ao “Burraco” de Benjumea investiu com nobreza, mas …
   Apresentaram-se de sobressalientes, o cavaleiro Francisco Parreira e o aspirante a novilheiro Sérgio Nunes. A corrida foi dirigida por Francisco Calado (incompreensivel a mostra do lenço, para o ganadero ir à arena), assessorado pelo Médico—Veterinário Dr. João Nobre.
AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS.
JOÃO RIBEIRO TELLES filho

 JAIME MENDES
 ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

DIOGO TRINDADE
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

JOÃO RIBEIRO TELLES filho

ANDRÉ LARANJINHA
ALEXANDRE PEDRO "PEDRITO DE PORTUGAL"

PEDRO VICENTE
 JOAQUIM FILIPE OLIVEIRA
 PEDRO GONÇALVES
 CLAUDIO MIGUEL

Sem comentários:

Enviar um comentário