sábado, 31 de maio de 2014

SABOROSA TARDE DE TOIROS
NA CHAMUSCA

   Num dia muito especial no Ribatejo, como o é, Quinta—Feira de Espiga, realizou-se na Castiça Praça de Toiros da Chamusca, a 1ª Corrida da Feira da Ascensão. Uma bonita moldura humana, com o público a preencher cerca de três quartos da lotação da bonita Praça, numa saborosa e emocionante corrida, para o que muito contribuíram os toiros enviados pelo ganadero Salvaterrense José Luis Dias. Um curro de casta portuguesa, oriundo da antiga ganaderia local de Norberto Pedroso.
   Marcos Bastinhas rubricou duas excelentes e variadas lides, alegres, que comunicaram com as bancadas, e que não faltaram os pares de bandarilhas. Após a do quarto da ordem, convidou o ganadero, para com ele repartir as ovações, na volta à arena.
   Duarte Pinto teve no segundo da tarde, uma lide menos conseguida, perante o mais difícil toiro, dos quantos saídos. Cheio de sentido e a adiantar-se à montada, em que o jovem ginete, sentiu muitas dificuldades para colocar a ferragem. No quinto empolgou, pondo as bancadas ao rubro, culminando com um “Monumental ferro”, de alto risco.
   João Salgueiro da Costa, esteve em bom plano na lide de ambos os oponentes, com maior destaque para a que encerrou praça. Com determinação, colocou, tanto a ferragem comprida, como curta.
   Mário Duarte, Nuno Torrado (que se despediu das arenas) e Alexandre Mira, pegaram de caras, pelos Amadores da Chamusca. Pelos rivais, do Aposento da Chamusca, pegaram Francisco Souto Barreiros, José Maria Moreira e a dupla de cernelheiros João Saraiva e João Rui Salgueiro. Enfim, uma saborosa tarde de toiros, em que debutou à frente deste tauródromo e com a classe que o caracteriza, o meu bom amigo Paulo Pessoa de Carvalho.
MARCOS  BASTINHAS





DUARTE  PINTO




JOÃO  SALGUEIRO  DA  COSTA




AS PEGAS
MÁRIO  DUARTE

FRANCISCO  SOUTO  BARREIROS

NUNO  TORRADO

JOSÉ  MARIA  MOREIRA

ALEXANDRE  MIRA


JOÃO SARAIVA E JOÃO RUI SALGUEIRO

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O MEU INSTANTÂNEO DA CORRIDA


JOSÉ MESTRE BATISTA CUMPRIRIA 74 ANOS

JOSÉ MESTRE BATISTA
CUMPRIRIA 74 ANOS


   Hoje dia 30 de Maio, José Mestre Batista cumpriria 74 anos de vida. Mestre Batista, que nasceu em São Marcos do Campo, veio a morrer em 17 de Fevereiro de 1985, em Zafra, do outro lado da fronteira e por ironia do destino próximo da terra em que nascera. Lidou o último toiro pertencente à ganaderia de Ernesto de Castro, na Praça de Toiros de Évora, em 6 de Outubro de 1984, é hoje recordado com a inauguração de um Museu em Reguengos de Monsaraz, e em que estarão expostos muitos dos seus pertences taurinos, doados por sua família.


NOTICIAS


quarta-feira, 28 de maio de 2014

ORELHA PARA UCEDA LEAL

ORELHA PARA
UCEDA LEAL
JOSÉ  IGNACIO  UCEDA  LEAL
   Casa quase cheia, ontem dia 27, na 19ª corrida realizada na Monumental de Las Ventas, em Madrid, em que foram lidados toiros de Fuente Ymbro, do ganadero Ricardo Gallardo. Actuaram os matadores de toiros José Ignacio Uceda Leal (orelha e silêncio), Curro Diaz (silêncio em ambos) e Matias Tejela (ovação após aviso e silêncio). 



terça-feira, 27 de maio de 2014

DAVID MORA ABANDONOU O HOSPITAL

DAVID MORA
ABANDONOU O HOSPITAL

   O matador de Toiros Toledano David Mora, abandonou hoje dia 27, o Hospital de Virgen de Los Reyes, na capital espanhola, onde entrara no passado dia 20, em consequência da gravíssima cornada que sofrera na Monumental de Las Ventas, em cuja enfermaria foi operado pelo cirurgião Dr. Máximo Garcia Padrós e a sua equipe.



EDUARDO GALLO NO MEXICO

EDUARDO GALLO
NO MÉXICO
EDUARDO GALLO
   Prossegue em terras mexicanas, o diestro salmantino Eduardo Gallo, que  actuou Domingo dia 25, na Praça de Calpulalpan (Tlaxcala), numa corrida em que se lidaram toiros de La Paz (1) e de Tepetzala. O rejoneador Alejandro Zandejas (silêncio após dois avisos), José Luis Angelino (orelha e silêncio) e Eduardo Gallo (orelha e volta).


MATADORES EM OMBROS

MATADORES EM OMBROS
DOMINGO LOPEZ CHAVES
    Na corrida realizada no passado Domingo, dia 25 de Maio na Praça de Toiros Mexicana de Ciudad Juarez, os três matadores saíram em ombros no final. Lidaram-se toiros de San Martin, pelos diestros Rafael Ortega (palmas e duas orelhas), Domingo Lopez Chaves (orelha e orelha) e António Garcia “El Chihuahua” (palmas e duas orelhas).

NOVILHADA SEM TROFÉUS

NOVILHADA SEM TROFÉUS
POSADA DE MARAVILLAS
   Realizou-se na tarde de ontem dia 26, a última novilhada do ciclo Isidril, na Monumental de Madrid, que registou três quartos de entrada. Actuaram os novilheiros Román (silêncio em ambos), Gonzalo Caballero (ovação e silêncio) e Posada de Maravillas (silêncio em ambos). Lidaram-se novilhos de Guadaira e Montealto.