segunda-feira, 21 de julho de 2014

AGRADÁVEL CORRIDA NAS CALDAS DA RAINHA

AGRADÁVEL CORRIDA
NAS CALDAS DA RAINHA 
   Na noite fresca de dia 19, teve lugar no Tauróromo das Caldas da Rainha, uma corrida que resultou agradável, e pena foi, que o público não acorresse em maior número. Os toiros dos dois ferros anunciados Pinto Barreiros e São Torcato, propriedade do mesmo criador, estavam bem apresentados e corresponderam às expectativas, num espectáculo bem dirigido por Francisco Calado, antigo cabo dos Forcados Amadores das Caldas da Rainha.  

   Esforçada frente ao primeiro da ordem, que ostentava o ferro Pinto Barreiros, esteve Ana Batista, perante um veloz inimigo, que se adiantava à montada.  Cumpriu decorosamente, sem poder conseguir o clamoroso triunfo, destacando-se pela entrega. No quarto, com o ferro de São Torcato, Ana  levou a cabo uma excelente lide. Correcta na colocação dos compridos, esteve diligente e valente, na dos curtos, com sortes bem desenhadas e rematadas com um “palmito”,  num antagonista exigente, e em que esteve à altura das circunstâncias. Foi uma actuação de raça,  que mereceu dos presentes o reconhecimento e enormes ovações.
   A jovem francesa Lea Vicens, nova estrela do rejoneio e que pela primeira vez pisava arenas lusas, lidou o segundo da divisa de Pinto Barreiros. Também como acontecera com o anterior, este se adiantava, tendo desferido um violento encontrão na montada, que só por milagre não veio a tombar no solo. A ferragem curta foi emocionante, colocada em sortes ao piton contrário, que tiveram o senão, da cravagem dos ferros ser a cilhas passadas. No quinto de ferro São Torcato, outro “Galo Cantaria”. Um toiro de áspera investida, que causava emoção, teve uma actuação brilhante, iniciada com dois bons compridos. Os curtos, citados de largo e a favor da crença natural, saíram francamente bons, e aí sim, foram ajustadíssimas as reuniões, vindo a causar grande impacto o belo toureio praticado pela jovem ginete.
   João Salgueiro da Costa viu lesionar-se na arena, o terceiro de São Torcato.  Após a colocação do primeiro curto, viu-se impedido de prosseguir a lide, e o toiro  recolheu. Entretanto a chuva fazia por breves minutos a sua aparição, na fresca noite. No sexto, um Pinto Barreiros com motor e que investiu codiciosamente, características que o jovem Salgueiro não desperdiçou, rubricando uma excelente actuação. A colocação dos compridos foi correcta, seguida de um vistoso e cingido ladear em duas voltas ao redondel com o toiro a carregar, foi emocionante, precedidos de cinco monumentais curtos, citados de praça a praça, deixando-se ver, partindo recto,  cravou de alto a baixo, numa empolgante lide.
   Boas pegas conseguidas por ambos os Grupos de Forcados. Por Vila Franca pegaram, Francisco Faria e Nuno Vassalo, enquanto que pelas Caldas, foram solistas António Galeano, José Maria Abreu e Vasco Félix da Costa.

AQUI FICAM ALGUMAS DAS IMAGENS POR NÓS PRODUZIDAS
ANA  BATISTA

 FRANCISCO  FARIA

 LEA  VICENS


 ANTÓNIO  GALEANO

 JOÃO  SALGUEIRO  DA  COSTA

 ANA  BATISTA


 JOSÉ  MARIA ABREU
 LEA  VICENS


 NUNO  VASSALO
 JOÃO  SALGUEIRO  DA  COSTA


 VASCO FELIX DA COSTA

Sem comentários:

Enviar um comentário