quarta-feira, 23 de abril de 2014

ANA RITA UMA JOVEM DO RIBATEJO



   Destemida quanto baste, Ana Rita tem subido a pulso, degrau a degrau, a sua um tanto acidentada carreira. O seu toureio caracteriza-se pala entrega, versatilidade e alegria espontânea com que facilmente comunica com os públicos. Influenciada pelas jovens cavaleiras Ana Batista e Sónia Matias, começou a frequentar em 2003 a Quinta do Açude, propriedade dos irmãos Manuel Jorge e Filipe Oliveira, e aí começou a aprender a equitação e os segredos do toureio, com Manuel Jorge, seu Mestre, apresentando-se em público por vez primeira ainda nesse ano, numa garraiada em São Francisco de Alcochete. Nessa altura compartia treinos e aprendizagem com outros jovens que ali se encontravam, como Paulo Jorge Ferreira, Filipe Gonçalves, Tiago Martins e Lídia Artamont. Prestes a iniciar a sua temporada 2014 (o que já aconteceu, quando publicamos esta entrevista, e já noticiamos), fomos ouvi-la.
Revista Os Toiros - Ana Rita, quem foi o impulsionador da sua carreira?
Ana Rita - O principal, tem sido o cavaleiro Manuel Jorge de Oliveira, que é o meu Mestre. Com ele tenho aprendido tudo. Tenho sido muito apoiada pela Coudelaria Oliveira Martins, que é o mesmo que dizer, por meu mestre e  Filipe seu irmão.
A PREPARAÇÃO NO TENTADERO, PARA O REGRESSO
R. T. - Tem-lhe sido difícil romper, com tantos toureiros e bons, que existem?
A.R. - Não tem sido fácil. Por isso, o meu mestre optou para que eu centrasse mais a minha actividade em Espanha, onde desde 2008, tenho actuado frequentemente, o que me tem dado um enorme traquejo, pois os toiros após os rojões de castigo, que utilizamos, saiam com outro som. No entanto adoro tourear no meu País.
R.T.– Mesmo assim, a Ana tem tido a sorte de participar em algumas corridas televisionadas.
A.R.—É verdade, pois as corridas da minha alternativa e da minha confirmação, foram ambas televisionadas, o que me deu uma certa popularidade. E em Espanha, também as minhas três participações no Certame de Atarfe (Granada), foram emitidas pelo Canal Sur, o que me foi muito benéfico.

R.T. - A propósito, refira-nos onde e quando recebeu a alternativa?
A.R. - Recebi-a, como não poderia deixar de ser, apadrinhada por Mestre Manuel Jorge de Oliveira, na Praça de toiros do Redondo, em 5 de Agosto de 2011, com casa cheia, vindo a confirmá-la em Lisboa na noite de 2 de Agosto de 2012, apadrinhada por Rui Salvador.
R.T. - Tem ídolos?
A.R. - Admiro todos os toureiros que entram numa arena para enfrentar toiros, mas tenho uma admiração muito especial pelo meu Mestre, por Pablo Hermoso de Mendoza, e Diego Ventura. Pela Sónia Matias e pela Ana Batista, com quem já alternei em
variadas ocasiões, e que testemunharam a minha confirmação de alternativa.
A CONFIRMAÇÃO DA ALTERNATIVA EM LISBOA
R.T. - Várias colhidas já teve ao longo da sua carreira, vindo agora de recuperar de uma gravíssima, ocorrida na Praça de Toiros do Cartaxo em 7 de Setembro de 2013 e que a manteve afastada das arenas cinco meses. Tem medo?
A.R. - É verdade que já tive várias quedas, sendo a mais grave a do Cartaxo, que teve várias complicações, entretanto superadas, e que me fez perder vinte e seis corridas.  Quando entro na arena, os nervos consigo controlá-los e toureio com prazer, embora com a noção da responsabilidade. Sofri muito nestes meses em que estive inactiva, passei pela cama do hospital, fui operada, mas foi mais um incentivo para triunfar.
R.T. - Onde pretende chegar, como toureira?
A.R. - Ao lugar que todos ambicionam. Ser Figura do Toureio. É com esse propósito que trabalho diariamente.

R.T. - Maurício do Valle, acaba de regressar à sua equipe como apoderado em Portugal. Quem a representa em Espanha?
A.R. - O Maurício do Valle que já me representara em Portugal anteriormente, regressou, o que me deu uma enorme satisfação. Em Espanha é Francisco Cáceres, um bom apoderado, que tem lutado a meu lado, junta das empresas para me contratarem, o que Graças a Deus, tem sido conseguido.
   E assim terminou esta conversa, com uma jovem nos belos verdes 24 anos, com garra, decidida a cumprir o seu sonho, de fazer História nas arenas.

Sem comentários:

Enviar um comentário