domingo, 30 de junho de 2013

   ORELHA PARA JOÃO MOURA filho
EM ZAMORA

JOÃO  MOURA  filho
   O cavaleiro português João Moura filho, actuou na tarde de hoje dia 30, na praça espanhola de Zamora. Lidaram-se toiros de La Castilleja, Pablo Hermoso de Mendoza (orelha e orelha), João Moura filho (ovação e orelha) e Noelia Mota (orelha e duas orelhas). No final da corrida Pablo Hermoso e Noelia Mota, saíram da praça em ombros.


  

NOITE DE PRÉMIOS
NO MONTIJO

LUIS  ROUXINOL
    Numa noite de agradável temperatura, e perante cerca de três quartos da lotação da Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”, no Montijo realizou-se no dia 28, o anunciado Concurso de Ganaderias. Saíram à liça Montijense, seis toiros de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, Engº José Samuel Lupi, Cunhal Patrício, Rio Frio e Francisco Romão Tenório. Foi precisamente o primeiro da ordem, o toiro mais bravo, tendo Luís Rouxinol rubricado uma actuação excelente, aproveitando bem as características de bravura do oponente. No quarto, um mansarrão que não permitiu ao ginete de Pegões, além de uma lide voluntariosa, mas inglória. João Maria Branco esteve esforçado , com duas actuações distintas. No 2º da ordem colocou três curtos, indo à cara do inimigo em ajustadas sortes, rematadas ao estribo. No quinto teve uma actuação discreta. Recusando a volta à arena. Miguel Moura no 3º, esteve airoso nos cites, com sortes ao piton contrário, mas algo aliviado no momento da reunião. No que encerrou a corrida, um toiro volumoso de 600 quilos, que pouco transmitiu pela escassa mobilidade, esteve digno, adornando-se em excesso com a montada que morde os toiros. Miguel não tem necessidade deste número, pois é um toureiro de francas possibilidades.
   Noite de rijas pegas executadas pelo trio de Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo. João Machacaz, sozinho na arena, executou o chamado “número” tão famoso nos tempos de Mestre e saudoso Nuno Salvação Barreto, e viria a ser distinguido com o prémio para a melhor pega. Pegaram ainda Ricardo Carrilho, Ricardo Parracho, Mário Gonçalves, Luís Carrilho e Hélio Lopes. Quanto à atribuição dos prémios em disputa,  (na minha modesta opinião) discordo do atribuído à melhor lide e ao de apresentação, quanto aos dois restantes, julgo inteiramente justos.

LUIS ROUXINOL

JOÃO MARIA BRANCO

RODRIGO  CARRILHO

MIGUEL  MOURA

RICARDO  PARRACHO

LUIS  ROUXINOL

MÁRIO  GONÇALVES

JOÃO  MARIA  BRANCO

MIGUEL  MOURA

TRIUNFO DOS TOIROS
PINTO BARREIROS
EM ÉVORA


    Foi uma grande corrida a realizada ontem dia 29, na Arena d´Évora. Com o público a preencher três quartos fortes da lotação do tauródromo Eborense, assistimos a grandes actuações dos cavaleiros Rui Fernandes, Vitor Ribeiro, João Ribeiro Telles filho e de Jacobo Botero, brilhando a grande altura o excelente curro de toiros da divisa Pinto Barreiros, bem como o Grupo de Forcados Amadores de Évora que pegaram em solitário.

AMANHÃ A NOSSA REPORTAGEM A NÃO PERDER.

DAVID MORA
TRIUNFOU EM SEGÓVIA
ACTUARÁ DOMINGO DIA 7
EM VILA FRANCA DE XIRA

DAVID  MORA

   O diestro David Mora, obteve um significativo triunfo na corrida realizada na tarde de 29, na Praça de Toiros de Segóvia. Lidaram-se toiros do Marquês de Quintanar, pelos matadores de toiros Leandro Marcos (ovação em ambos), “Morenito de Aranda” (silêncio e orelha) e David Mora (duas orelhas e orelha), tendo no final saído da praça em ombros.
   David Mora que actuará no próximo Domingo 7 de Julho, na Praça de Toiros de Vila Franca de Xira, num cartaz composto pelos cavaleiros João Ribeiro Telles filho, João Salgueiro da Costa e os valentes Forcados Amadores de Vila Franca. Lidar-se-ão seis toiros de Pinto Barreiros, ganaderia que obteve esta noite de 29 em Évora, um enorme triunfo. 

    MIGUEL MOURA EM OMBROS
ESTA TARDE EM ALICANTE

MIGUEL  MOURA
   Após ter actuado na Praça de Toiros do Montijo, na noite de 28, Miguel Moura rumou a Espanha, apresentando-se na tarde de 29, na Praça de toiros de Alicante, de onde saiu em ombros, na companhia do rejoneador Andy Cartagena. Lidaram-se toiros de Fermin Bohorquez, tendo o mais jovem dos Mouras cortado uma orelha a cada toiro. Repartiu cartel com os rejoneadores Andy Cartagena (ovação e duas orelhas) e Diego Ventura (ovação e orelha).


sábado, 29 de junho de 2013


O CONCURSO DE GANADERIAS
REALIZADO ONTEM NO
MONTIJO


   Realizou-se ontem dia 28, o anunciado Concurso de Ganaderias, na Monumental do Montijo, que preencheu cerca de três quartos da lotação. Actuaram os cavaleiros Luís Rouxinol, João Maria Branco e Miguel Moura, que lidaram toiros de Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva (vencedor do Prémio Bravura), João Branco Núncio, José Lupi, Cunhal Patrício, Rio Frio e Francisco Romão Tenório (vencedor do Prémio Apresentação). Pegaram os Forcados Amadores do Ribetjo, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo. Os troféus destinados à melhor lide e melhor pega, foram conquistados respectivamente por Miguel Moura e João Machacaz.

AMANHÃ NÃO PERCA A NOSSA REPORTAGEM.



ÉVORA E A TRADICIONAL
CORRIDA DE SÃO PEDRO


   Hoje dia 29 pelas 21,30, terá lugar na Cidade– Museu de Évora, a Tradicional Corrida de São Pedro. Actuarão os cavaleiros Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Ribeiro Telles filho e o jovem Colombiano Jacobo Botero. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por António Alfacinha. Lidar-se-á um curro de sete toiros da famosa divisa Pinto Barreiros.


VI FESTA DO FORCADO
ADIADA PARA 28 DE SETEMBRO
  
    A VI Festa do Forcado que estava anunciada para Domingo 30, na Monumental do Montijo, foi adiada para o dia 28 de Setembro, em virtude do falecimento do forcado José Maria Cortes, cabo do Grupo de Montemor, e cujo funeral se realizará, precisamente no Domingo próximo.


sexta-feira, 28 de junho de 2013

HOMENAGEM A JOÃO MOURA
NO CAMPO PEQUENO
   O cavaleiro João Moura vai comemorar no próximo dia 4 de Julho, à Praça de Toiros do Campo Pequeno, os seus trinta e cinco anos de alternativa. Pelas 21,30 realizar-se-á uma corrida de toiros em que intervenirão  além do próprio João Moura, Manuel Ribeiro Telles Bastos e o rejoneador espanhol Manuel Manzanares, que vem confirmar a alternativa à Catedral Mundial do Toureio Equestre. Lidar-se-á um precioso curro de toiros de Brito Paes, que será pegado pelos valentes Grupos de Forcados Amadores de Portalegre e do Aposento da Moita do Ribatejo, capitaneados respectivamente por Francisco Peralta e José Pedro Pires da Costa.   

JOÃO  MOURA

VI FESTA DO FORCADO
DOMINGO NO MONTIJO


   Vai realizar-se no próximo Domingo dia 30, na Praça de Toiros do Montijo, a VI Festa do Forcado, numa organização conjunta das Empresas Aplaudir e Terra Brava, dos antigos forcados João Pedro Bolota e Carlos Pegado, respectivamente. A Festa terá início às 13 horas, com porco no espeto, música ao vivo e mais animação. A partir das 15 horas  38 Grupos de Forcados disputarão entre si, o prémio para a melhor parelha de cernelheiros. Por fim, serão revividas sortes antigas, como a Casa da Guarda, Pega de Costas, Pega na Cadeira, Sorte de Gaiola (que serão executadas pelos Grupos de Forcados Amadores da Chamusca, Montijo e Monforte). Um magnifico espectáculo, a não perder!


ÉVORA E A TRADICIONAL
CORRIDA DE SÃO PEDRO

RUI  FERNANDES

   Amanhã dia 29 pelas 21,30, terá lugar na Cidade– Museu de Évora, a Tradicional Corrida de São Pedro. Actuarão os cavaleiros Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Ribeiro Telles filho e o jovem Colombiano Jacobo Botero. As pegas estarão a cargo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, capitaneados por António Alfacinha. Lidar-se-á um curro de sete toiros da famosa divisa Pinto Barreiros.

FORCADOS AMADORES DE ÉVORA

   
HOJE À NOITE NO MONTIJO
CONCURSO DE GANADERIAS

LUIS  ROUXINOL
 

   Hoje dia 28, realizar-se-á pelas 22 horas, na Monumental “Amadeu Augusto dos Santos”no Montijo uma corrida Concurso de Ganaderias, promovida pelo empresário Abel Correia. Lidar-se-ão toiros das seguintes ganaderias: Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, José Lupi, Cunhal Patrício, Rio Frio e Francisco Romão Tenório. Actuarão os cavaleiros LUIS ROUXINOL, JOÃO MARIA BRANCO e MIGUEL MOURA. Pegam os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo, capitaneados respectivamente por João Machacaz, Márcio Chapa e Ricardo Figueiredo. 

FORCADOS  AMADORES  DO  RIBATEJO
FORCADOS  DA  TERTÚLIA  TAUROMÁQUICA  DO  MONTIJO
FORCADOS AMADORES DO MONTIJO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

   
GRANDIOSA CORRIDA PELO SÃO PEDRO

EM ÉVORA



   VITOR  RIBEIRO
   Vai realizar-se no próximo dia 29, pelas 21,30 na Arena d´Évora, a tradicional corrida de São Pedro, em que serão lidados sete toiros da famosa ganaderia Pinto Barreiros. Actuarão os cavaleiros RUI FERNANDES, VITOR RIBEIRO, JOÃO RIBEIRO TELLES filho e JACOBO BOTERO. Pegarão em solitário os Forcados Amadores de Évora.

JOÃO RIBEIRO  TELLES  filho

JOSÉ MARIA CORTES
PARTIU

JOÃO CORTES COM OS FILHOS FORCADOS  DUARTE E JOSÉ MARIA, EM 2 DE SETEMBRO DE 2005
EM ESTREMOZ 

   Morreu ao meio dia de hoje, no Hospital de Santa Maria o jovem forcado José Maria Cortes, Cabo dos Amadores de Montemor. José Maria de 29 anos, foi cobardemente anavalhado na madrugada de dia 23, em Alcácer do Sal. Transportado de Imediato ao Hospital de Santiago do Cacém, onde foi sujeito a uma delicada cirurgia ao coração, ali permaneceu até dia 24, sendo transferido para Lisboa, onde veio a falecer. Filho do grande forcado João Cortes, veio a receber a chefia do Grupo de Montemor em 2007, tendo programada a sua despedida em Setembro próximo, em que passaria o testemunho a António Vacas de Carvalho.
   Conhecia o Zé Maria desde a infância, um miúdo irrequieto e simpático, cruzando-me frequentemente com ele e sua tia Kika (minha amiga), que diariamente o ia levar e buscar à escola, quando frequentava a Instrução Primária, na Escola do Bairro de São Miguel, em frente à casa de meus pais.
   À Ilustre Família enlutada, em especial ao João e Ana, seus Pais, as minhas mais profundas condolências, extensivas ao seu glorioso Grupo.
   Com estas minhas fotos, aqui fica a minha singela homenagem, à memória do grande Zé Maria.

29 DE MAIO DE 2010, JOSÉ MARIA CORTES COM AMORIM  RIBEIRO LOPES

JOSÉ MARIA CORTES RECOLHENDO AS OVAÇÕES
EM 5 DE MAIO DE 2011, NO CAMPO PEQUENO.

ANTES DE PARTIREM PRAÇA, JOSÉ MARIA E DIOGO SEPÚLVEDA DESEJAM-SE SORTE.

AS CORTESIAS COM ALGUNS DOS ELEMENTOS DO SEU GRUPO

 DOIS MOMENTOS DA ÚLTIMA PEGA DE JOSÉ MARIA CORTES
NO PASSADO DIA 20, NO CAMPO PEQUENO

   MANO - A - MANO
CARTAGENA  E VENTURA
EM VALÊNCIA


   ANDY  CARTAGENA

   No próximo dia 28 de Julho, terá lugar na Praça de Toiros da Calle de Xativa (Valência), um sensacional mano - a - mano, entre os rejoneadores Andy Cartagena e Diego Ventura. Inicialmente prevista a inclusão no cartel de Fermin Bohorquez, que caiu do cartaz, devido a estar em recuperação da intervenção cirúrgica a que foi sujeito.

DIEGO  VENTURA
  
 JOÃO AUGUSTO MOURA
PRETENDE RECEBER A
ALTERNATIVA



   O novilheiro de Monforte João Augusto Moura, após um promissor início de carreira, com excelentes actuações que anteviam uma brilhante carreira, deixou de ser visto. Agora reacendida a chama da afición, declarou que pretende reactivar a actividade, e tornar-se matador de toiros, tendo iniciado já a sua preparação. Foi com agrado que recebemos a notícia.

JOÃO  AUGUSTO  MOURA


AMANHÃ NO MONTIJO
CONCURSO DE GANADERIAS

   Amanhã dia 28, realizar-se-á pelas 22 horas, na Monumental do Montijo uma corrida Concurso de Ganaderias, promovida pelo empresário Abel Correia. Lidar-se-ão toiros das seguintes ganaderias: Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, José Lupi, Cunhal Patrício, Rio Frio e Francisco Romão Tenório. Actuarão os cavaleiros LUIS ROUXINOL, JOÃO MARIA BRANCO e MIGUEL MOURA. Pegam os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, da Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo, capitaneados respectivamente por João Machacaz, Márcio Chapa e Ricardo Figueiredo.


JOÃO  MARIA  BRANCO

TITO SEMEDO
COMEMORARÁ 20 ANOS DE
ALTERNATIVA

TITO SEMEDO  RECEBENDO  A ALTERNATIVA  APADRINHADO  POR  JOAQUIM  BASTINHAS

   O excelente cavaleiro alentejano Tito Semedo, comemorará no próximo dia 10 de Agosto os seus vinte anos de alternativa.  Para assinalar tão significativa efeméride,  Tito actuará numa corrida a realizar na Praça de toiros de Beja, de que é co-proprietário, na noite de 9 de Agosto, pelas 22 horas.
   Tito Semedo foi apadrinhado na tarde de 10 de Agosto de 1993, por Joaquim Bastinhas, acto testemunhado por Joaquim Veríssimo, João Salgueiro e os Forcados Amadores de Santarém, lidaram-se toiros de António Lampreia.


quarta-feira, 26 de junho de 2013

FERMIN  BOHORQUEZ
OPERADO

   O destacado rejoneador Jerezano Fermin Bohorquez foi ontem sujeito a uma intervenção cirúrgica, após ter contraído uma fractura no ombro esquerdo, tendo-lhe sido aplicada uma placa de Titânio. Fermin que treinava a campo aberto, sofreu uma violenta pancada de uma vaca, que lhe produziu a fractura. Segundo os médicos, deverá permanecer inactivo durante 25 dias.



 RUI BENTO
25º ANIVERSÁRIO DA ALTERNATIVA



   Cumpriu-se ontem dia 25, um quarto de século em que um jovem Português nascido em Preces (Alenquer), se convertia em matador de toiros. Rui Bento recebia num cartel de luxo a alternativa na Monumental de Badajoz, apadrinhado por José Maria Manzanares (pai), tendo por testemunha Paco Ojeda. Rui Bento hoje destacado taurino a nível internacional, é o Director das Actividades Taurinas da Empresa do Campo Pequeno.

RUI  BENTO, NUM PASSE DO "DESPREZO"

   

MOURAS & BASTINHAS

INAUGURAM TEMPORADA NAZARENA.

   
JOÃO ANTÓNIO E MIGUEL MOURA

   A temporada tauromáquica na Nazaré inicia-se dia 20 de Julho com uma corrida de homenagem às dinastias Moura e Bastinhas, cujos patriarcas comemoram, este ano, efemérides de grande significado artístico.
São duas das mais importantes dinastias de cavaleiros tauromáquicos pois João Moura, foi quem mais influenciou o toureio equestre nas últimas décadas, e Joaquim Bastinhas é um caso único de popularidade de norte a sul do país. Comemoram esta temporada respectivamente 35 anos e 30 anos de alternativa, efemérides a que a Sociedade Campo Pequeno SA se associa, promovendo-lhes uma homenagem nesta corrida.
João Moura e Joaquim Bastinhas terão por alternantes os seus filhos Marcos Bastinhas e  Miguel Moura, na lide de um curro de toiros de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas.
Pegam os grupos de forcados amadores de Coruche e do Aposento da Moita, capitaneados respectivamente por Amorim Ribeiro Lopes e José Pedro Pires da Costa.
A corrida terá início às 22h15.
A temporada tauromáquica na Nazaré terá também espectáculos nos dias 3, 10, 17 e 25 de Agosto e 7 de Setembro.

MARCOS E JOAQUIM  BASTINHAS
CONCURSO DE GANADERIAS
NO MONTIJO

   A Monumental “Amadeu Augusto dos Santos” no Montijo, será cenário na próxima noite de 28 de Junho, pelas 22 horas, de uma Corrida Concurso de Ganaderias, promocionada pela Empresa Aplaudir de João Pedro Bolota. Lidar-se-ão toiros das Ganaderias Herdeiros de Paulino da Cunha e Silva, Branco Núncio, Engº José Lupi, Cunhal Patrício, Rio Frio e Francisco Romão Tenório. Cavaleiros LUIS ROUXINOL, JOÃO MARIA BRANCO e MIGUEL MOURA. Pegam os Grupos de Forcados Amadores do Ribatejo, Tertúlia Tauromáquica do Montijo e Amadores do Montijo, capitaneados respectivamente por João Machacaz, Márcio Chapa e Ricardo Figueiredo.

MIGUEL  MOURA

TOIROS EM ÉVORA
PELO SÃO PEDRO

JACOBO BOTERO, O JOVEM COLOMBIANO QUE VEIO A TERRAS LUSAS
BEBER A ÀGUA NA FONTE, DOS ENSINAMENTOS DO TOUREIO EQUESTRE.

   A empresa Campo e Praça Lda levará a efeito na Arena d´ Évora no próximo dia 29, pelas 21,30, uma Corrida de Toiros integrada na Feira de S. Pedro. Lidar-se-á um Imponente Curro de Toiros da Ganaderia Pinto Barreiros, em que actuarão os cavaleiros Rui Fernandes, Vítor Ribeiro, João Ribeiro Telles filho e o jovem Colombiano Jacobo Botero (radicado em Portugal e discípulo do consagrado cavaleiro Rui Fernandes). Na comemoração do 50º aniversário da sua fundação, pegarão em solitário os Forcados Amadores de Évora, fundados por João Nunes Patinhas.